domingo, 6 de novembro de 2011

Fortaleza - crítica a uma cidade

Alguns vão se perguntar o que um blog que ajuda animais a encontrarem famílias, está escrevendo sobre cidades. Explico já!

Como pode uma cidade onde as pessoas têm em seus carros, ou melhor, caminhonetes de último tipo ou 4x4 caríssimos, o ponto alto de status? É muito medíocre que um povo que teria todos os motivos para ser orgulhoso e feliz apenas pelas belezas naturais de sua cidade, pouco dá importância a isto. É muito triste que pessoas teoricamente de bem, isto é, com uma situação financeira bem definida, com seus carrões importados e apartamentos à beira mar, tenham uma educação tão tacanha em relação aos preceitos de uma vida em sociedade.

Reflita: você considera certo abrir a janela de seu carrão e jogar seu lixo pela janela? Você considera certo abrir a janela de seu carrão e jogar seu cão pela janela? Ou estas são atitudes de pessoas com pouca ou nenhuma educação, cultura e respeito ao próximo?

Este tipo de problema existe pelo mundo afora, entretanto, em Fortaleza isto é gritante, pelo menos se comparando com os lugares que conheço do Brasil, tanto no sul quanto no nordeste do país. É lamentável que o poder público não faça nada de mais efetivo para penalizar quem age dessa forma.
Já que campanhas de conscientização, de que jogar lixo na rua é ruim para a cidade ou que abandonar animais é crime, inclusive com lei federal, não têm funcionado por aqui, talvez o poder público, seja Prefeitura, Governo ou outro, deva tomar a atitude de onerar o "cidadão" que cometer tais infrações. Mexer no bolso, naquilo a que dá maior valor, dinheiro, multando-o.  Certamente o futuro será mais promissor com menos lixo nas ruas, menos enchentes e menos matança de animais, para as gerações que estão vindo por aí.

Se houvesse política pública de coerção para este tipo de comportamento dos cidadãos, muito provavelmente os custos seriam bem menores aos cofres públicos, tendo em vista que é comprovado que é bem melhor prevenir do que remediar. Não é mais barato instalar lixeiras e as pessoas jogarem ali seu lixo do que ter que desentupir esgotos e quebrar ruas para permitir o trânsito dos carros? Engraçado, isto é tão velho e batido na fala e tão pouco colocado na prática...

Não estou fazendo nenhum tipo de crítica vazia, mas uma análise do que tenho visto neste um ano de vivência em Fortaleza. Está por chegar aqui mais um inverno, ou seja, mais uma época de chuvas, consequentemente enchentes, engarrafamentos, acidentes por conta deste panorama todo e não vemos nada sendo feito.

Podíamos lançar uma campanha entre os protetores de animais e expandir por aí:
Educação do Povo + Ação da Prefeitura/Governo = Cidade mais Civilizada e Habitável; por que não?

Fátima Cócaro - Gaúcha que escolheu Fortaleza para viver e acredita na mudança. 

Nenhum comentário: