segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Animais abandonados não serão mais utilizados como cobaias em experiências no Reino Unido

Para alívio dos defensores dos direitos animais, o governo do Reino Unido anunciou que irá introduzir uma lei proibindo o uso de animais abandonados em experimentos científicos.
Embora houvesse uma proibição em vigor, a transferência de leis da União Europeia para o Reino Unido no próximo ano poderia remover a proibição em alguns casos, permitindo que animais abandonados fossem usados em experiências em determinadas circunstâncias, como ocorre em algumas partes da Europa.
“Estou chocado que o Governo esteja considerando remover a proteção atual que assegura que nossos cães e gatos de rua não sejam usados em experimentos”, disse o deputado liberal-democrata Adrian Sanders. “Perder um animal é estressante, mas a ideia de que este animal pode potencialmente terminar em um laboratório é medonha e inaceitável, e eu faço um apelo para que o Governo reconsidere”.
A organização British Union for the Abolition of Vivisection (BUAV), que promove campanhas para manter animais que vivem nas ruas longe dos laboratórios, recebeu amplo apoio de diversos políticos e do público, e está aplaudindo o anúncio da legislação que irá defender a proibição.
“Nós damos as boas vindas a esta decisão do Governo. Esta foi uma questão levantada pela BUAV e que provocou forte preocupação do público e dos políticos. Embora saibamos que o Governo do Reino Unido manteve uma postura rígida em algumas áreas, estamos desapontados por estas leis terem vindo somente após a divulgação de que o número de animais utilizados em experiências científicas alcançou o número mais alto desde que a Lei de 1986 foi introduzida. Essas são questões com as quais a opinião pública tem se preocupado profundamente, e todos os deputados deveriam ter a chance de expor os seus pontos de vista em um debate na Câmara”, disse a Presidente da BUAV, Michelle Thew.
Enquanto estas são boas notícias para os animais abandonados, a BUAV ainda está preocupada com algumas questões que foram deixadas de fora da discussão da regulamentação, incluindo a falta de inspetores em laboratórios, a falta de transparência e a continuação de experimentos severos e desnecessários, como a indução de choque elétrico e a reprodução de animais com distúrbios genéticos que irá causar um sofrimento por toda a vida deles.
Assine a petição pedindo ao Governo do Reino Unido que pare com os experimentos em animais.















Por Alicia Graef (Care2)
Tradução: Patrícia Tai (da Redação)

Fonte: www.anda.jor.br

Nenhum comentário: