terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Hormônios podem causar nódulos também nos cães machos

Aos poucos a gente vai descobrindo coisas sobre nossos amigos peludos que até então nem passavam por nossas cabeças, não é mesmo?!
Hoje levei o Flash para uma avaliação, pois depois que perdemos nossa Glorinha, ficamos apreensivos e estamos levando todos os outros para um check up.
O mocinho tem um nódulo na sua cauda, bem próximo do bumbum, do qual foi feita uma punção para averiguar que tipo de nódulo é. Segundo a médica, isto geralmente ocorre por conta dos hormônios masculinos, afinal ele não é castrado. Aproveitamos para fazer hemograma, colesterol, glicemia e triglicerídeos - que deram alterados para cima. Vai ter que entrar na dieta, igualzinho a sua irmã Branca, GORDOS da mãe!
Para o nódulo o tratamento provavelmente será cirúrgico, retirando-o e mais a castração para evitar que se repita. Interessante foi que só hoje fiquei sabendo que a castração para o macho é tão benéfica quanto para a fêmea, pois evita o câncer de próstata, de testículos e outras complicações que possam surgir. É sempre tempo de aprender alguma coisa, né? As meninas da família já são todas castradas, só o rapazinho não, então agora o jeito vai ser pensar nisto.
Enfim, espero poder ajudar alguém com esta experiência, creio que nem todo mundo saiba que nódulos podem ser causados por hormônios nos cães machos não castrados.
Aí vai uma foto dele com a focinheira para que o médico pudesse fazer a punção, pois é bravo que só!
Ele é um lhasa apso de 8k, mas certamente na sua cabecinha de criança, aquele é um corpo de cão grande, tipo pitbull, rottweiler, pastor, doberman.... ;-)


Nenhum comentário: