domingo, 2 de agosto de 2015

Injeções e Comprimidos Contra o Cio das Cadelas - O que diz a ciência? Quais os riscos?


Algumas pessoas não querem castrar suas cadelas e se voltam a injeções e comprimidos anticoncepcionais para que elas não entrem no cio. Alguns donos acham que esse tipo de solução é melhor para a cadela, pois ela não tem que passar por cirurgia e acham veterinários que dão essas injeções ou receitam comprimidos contra o cio. Mas, se você é uma dessas pessoas que têm um veterinário que receitou essas injeções e comprimidos, troque de veterinário na hora.
O uso de comprimidos ou injeções anticoncepcionais para cadelas (e gatas) é altamente desaconselhável, perigoso e pode levar à morte da cadela.  O controle de natalidade dos animais domésticos é, realmente, um desafio dos dias de hoje, mas a castração ainda é a melhor forma de evitar que sua cadela fique grávida ou passe pelo cio. As injeções e comprimidos, infelizmente, não são alternativas aceitáveis.

Entenda o Perigo

O princípio ativo dos medicamentos anticoncepcionais é o Acetado de medroxiprogesterona. Seu objetivo é suprimir o cio como um todo, desde a aceitação e desejo sexual, como o sangramento da cadela. O remédio realmente consegue isso, mas traz efeitos colaterais graves. O hormônio aumenta a formação de tumores de mama, o risco de infecção uterina e possui um tempo certo para ser aplicado, o que complica muito o uso do medicamento.
A maioria das pessoas aplicam o remédio por conta própria, ou levam a cadela para a aplicação quando ela já está no cio. Isso pode aumentar o risco dos efeitos colaterais, levar ao aborto em caso de cadelas que já estão prenhes sem o dono saber e causar outras complicações. Para se aplicar a injeção ou dar o comprimido no tempo certo, os donos precisam determinar o estágio do ciclo menstrual da cadela, e isso é feito através de citologia e anamnese vaginal.
Poucas pessoas infelizmente fazem isso, e isso dá um trabalho muito grande que não é necessário. Além de tudo, o risco de câncer de mama e infecção continua alto, mesmo aplicando a injeção no tempo certo.  Essas infecções de útero são quase certas, porém, quando a injeção e os comprimidos são feitos à base de estrógeno, de forma que os remédios são altamente contra-indicados e já deveriam estar longe das clínicas veterinárias.

Os Anticoncepcionais

Todas essas ocorrências e características fazem dos anticoncepcionais soluções com baixa eficácia na hora de evitar a gestação e perigosos para a saúde da cadela devido ao alto risco de infecções e tumores de mama. A castração é um processo seguro, definitivo e sem efeitos colaterais. Apesar da cadela precisar se recuperar da cirurgia por um tempo, depois disso ela estará livre de outros problemas de saúde, gravidez indesejadas e abortos, o que não acontece com injeções e comprimidos.
Não ponha em risco a vida da sua cadela, não dê injeções e comprimidos para suprimir o cio, leve-a para ser castrada por um veterinário confiável, ou saiba como lidar com o cio dela caso você planeje cruzá-la com algum cachorro no futuro.

Fonte: http://goo.gl/Fx5JHE

Nenhum comentário: