Proteção Animal, Receitas Veganas e Vegetarianas, Direitos dos Animais

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Conscientização ambiental: Prefeitura de São Luís do Maranhão dá novo destino aos pneus da cidade

As borracharias fazem parte da lista de responsáveis pelo descarte inadequado de pneus no meio ambiente. A partir desse cenário a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) de São Luís, no Maranhão, decidiu recolher todo o material e destiná-los para a reciclagem.

Segundo o coordenador de limpeza pública da Semosp, Nelson Buriti, a ação foi tomada devido à justificativa dada por borracheiros quanto a falta de logísticas para transporte do material até os pontos de coleta.
O encaminhamento ecologicamente correto do material está sendo realizado em parceria firmada entre a Prefeitura de São Luís, por meio da Semosp, com a empresa Reciclanip, ligada à Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos.
Em meio às ações, a Secretaria pretende também focar na conscientização ambiental. “É importante ressaltar que as oficinas de lanternagem, borracharias e similares devem acondicionar pneus no interior de suas instalações, devidamente protegidos dos efeitos da chuva”, explicou Buriti.
A ideia é auxiliar também no combate à proliferação do Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão da dengue.

As medidas já estão sendo tomadas, e somente no dia 25 de janeiro foram recolhidos cerca de 4 mil pneus. De acordo com o portal da prefeitura de São Luís, a coleta será feita em dois dias da semana, com visitas em mais de 200 borracharias.
Recolher os pneus é evitar que eles sejam depositados em rios, córregos e mangues. Buriti lembrou que a participação popular é fundamental tanto na hora de descartar corretamente, quanto no repasse de informações sobre locais onde possa haver pneus. O número para contato é o 0800-098 1636.
Fonte: eco4planet.com

Nenhum comentário: