Proteção Animal, Receitas Veganas e Vegetarianas, Direitos dos Animais

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

SAÚDE ANIMAL - Homeopatia trata doenças graves e problemas corriqueiros em animais

Embora a homeopatia ainda seja vista com descrença por muitos, esse tipo de medicamento cresce cada vez mais em popularidade; seja no mundo dos seres humanos ou no mundo animal. Mesmo não sendo recomendada para o tratamento de doenças graves – e que necessitam de remédios alopáticos – a homeopatia pode ajudar bastante a aliviar animais com problemas (desde os mais corriqueiros e simples até problemas crônicos), evitando o uso de medicamentos pesados e que podem gerar efeitos colaterais nos animais.
Enquanto cresce o número de animais domésticos nos lares do País, aumenta, também, a quantidade de empresas dedicadas ao desenvolvimento de alternativas homeopáticas para solucionar questões diversas, incluindo problemas que envolvem dor, dermatites e até a rinite em cães e gatos. Sem prometer milagres, os remédios holísticos não são capazes de curar animais com doenças graves ou que necessitem de cirurgia; no entanto, até mesmo nestes casos, podem promover algum tipo de alívio nos animais.

“Muitos acham que os remédios homeopáticos não são eficientes, no entanto, esse tipo de tratamento tem apresentado resultados muito bons em tratamentos de animais; fato que é, inclusive, reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária”, comenta o médico veterinário Dr. Fábio Toyota.
Produzidos com ingredientes totalmente naturais, diluidos em álcool e água, os medicamentos homeopáticos já são reconhecidos pelo CFMV desde 1995; sendo que, atualmente, a maioria dos postos de atendimento à saúde de animais já conta com profissionais adeptos aos tratamentos com remédios holísticos.
Com a vantagem de não provocar reações adversas nos animais (além de serem mais baratos que os medicamentos tradicionais), as composições homeopáticas também podem ser usadas como complemento em diversos tratamentos – como o da diabetes em cães – e têm se mostrado bastante benéficas em questões que envolvem o psicológico dos animais, ajudando a controlar problemas de ansiedade e desvios de comportamento.
Problemas como otites, gastroenterites, cistites frequentes e outros tipos de complicações urinárias, hiperatividade, gravidez psicológica em cadelas, problemas de coluna e alergias em geral são alguns dos que podem melhorar bastante com a administração de compostos holísticos.
Entretanto, assim como no caso das medicações alopáticas, é necessário consultar um profissional veterinário antes de dar qualquer tipo de remédio homeopático ao seu animal, evitando complicações futuras que podem ocorrer em função de o composto ‘mascarar’ sintomas que podem apontar para problemas mais graves.
Fonte: Dr. Fábio Toyota (CRMV – SP 10.687), Médico Veterinário formado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia – Unesp e responsável pelo setor de Oncologia Médica e Cirúrgica em Hospital Veterinário de São Paulo. Dr. Toyota é integrante da equipe de veterinários do portal CachorroGato.

Nenhum comentário: