segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Pense no abandono animal ANTES de adotar ou comprar!



Quando você pensar em ter um animalzinho de estimação, pense nas dificuldades que isto envolve.
A adoção e posse responsável traz uma gama de cuidados para uma vida toda.
  • Você tem tempo para passear?
  • Você tem paciência para brincar?
  • Você tem dinheiro para o básico: ração, medicamentos quando necessário e veterinário?

Se a intenção é adotar ou mesmo comprar um cãozinho, existem particularidades importantes na hora da decisão. Cães necessitam de mais tempo, pois precisam de passeios diários, mesmo os pequenos.
Portanto, se você trabalha muito, chega cansado do trabalho e, se imaginando nessa situação, não se vê saindo para passear à noite com seu cão, repense. O cão, por questões de saúde, precisa se exercitar. Caso ele fique apenas em casa, podem surgir problemas ortopédicos, circulatórios, cardíacos, entre outros, que um veterinário pode esclarecer.
Anualmente é necessária a visita ao veterinário para vaciná-los e a cada 4 meses é legal usar um vermífugo, para que fiquem livres de vermes. Ração de boa qualidade (não necessariamente cara!), água fresca, passeios em horários de sol não tão forte e muito amor, são pré-requisitos para adotar um cão.
Cães são inteligentes, brincalhões, amorosos e necessitam de contato afetivo com seu tutor.

Se o tempo não for sua moeda mais valorizada, pense num gatinho. Gatos toleram ficar mais tempo sozinhos, preferem ficar em suas casas e não necessitam passear. Mas não pense que gatos são independentes totalmente ou mesmo indiferentes ao seu tutor. Grande engano! Gatos são amorosos e, assim como o cão, precisam de atenção e carinho. São muito brincalhões e gostam de interagir com seu humano.
A limpeza é fator fundamental para o gato. Sua caixa de areia deve estar sempre limpa, pois são capazes de reter xixi e cocô, se a caixinha estiver suja (sei por experiência própria).
Gatos amam água - limpa! Ração, eles também preferem que você a coloque em pequenas porções e, de preferência, sempre novinha, nem que sejam pouquíssimos grãos. Gatos são ótimas companhias, também precisam de cuidados veterinários anualmente (vacina contra viroses e anti-rábica) e vermífugo para estar sempre saudável ao seu lado. Como são extremamente asseados, não precisam de banhos em petshops, ou seja, mais economia.
Cabe, ainda, clarificar que o grande medo das pessoas pela toxoplasmose é um tanto exagerado. Toxoplasmose não se adquire no simples contato com o gato. Para que isto ocorra, você teria que ingerir as fezes do gato, ou seja, praticamente impossível! a não ser que certas situações não sejam observadas. Vegetais que você compra no supermercado ou na feira devem ser muito bem lavados, pois podem conter resíduos de fezes de animais desde a horta. A carne mal passada também pode estar contaminada, cuide então para comer carnes bem cozidas.
Outro ponto é a caixa de areia do gato, que deve ser limpa diariamente, pois se as fezes ficarem expostas por um longo período, o protozoário ficará latente.

Ao pensar em ter um animalzinho de estimação, lembre-se que ele viverá longos anos ao seu lado, alguns vivem até 20 anos, e durante este período ele será dependente de você, não se esqueça disto! Você foi até ele, então comprometa-se!

Outro ponto extremamente importante: o filhote cresce, gente! Ele passará a maior parte do tempo ao seu lado em sua fase adulta, não se esqueça disto também!

Cachorros latem e gatos miam, sim! eles não são de pelúcia! São seres de carne e osso como os humanos, com sentimentos, preferências e até manias.

Se depois de tudo isto, ainda assim você continuar firme neste intento, pense em adotar! Animais adotados, principalmente os adultos, são eternamente gratos ao seu ato, e lhe darão todo amor que lhes cabe no coração.

JAMAIS ABANDONE!
Animais são seres sencientes: sofrem, sentem frio, sentem medo, sentem o abandono.



Nenhum comentário: